23.12.06

Poema para o natal

Acho que estou indo mais rápido que vocês. Não sei se estou indo rápido o bastante. Nosso tempo tem esse problema, não é mais o mesmo rio, não adianta. De forma que não posso fazer um poema de Natal, preciso fazer um poema para o natal do ano de 2006, passado no verão paulistano, quando chove lá fora e meu pai dorme na sala. Mas isso vocês já sabem. Deixa tentar dizer algo que vocês não sabem.

vitória

parece que você
se parecia com ana
cristina.
procuro na internet fotos,
ver se tem os mesmos olhos,
o mesmo riso.

não encontro. ana cristina
só sorri de lado, de frente
é séria e tem cabelos curtos, dos olhos
não se sabe a cor. hilda hilst encontro,
varanda e gatos, um riso
de velha, dedo em
riste e cigarro na mão.

hilda, dizem, foi em
seu tempo a mais bela, mas
ana cristina venceu
mais essa. atirou-se
da janela
e nunca mais envelheceu.

7 Comments:

Blogger Del Candeias argúi...

Esquema!

quinta-feira, dezembro 28, 2006 1:19:00 PM  
Anonymous Anônimo argúi...

só para não perder o costume... assim: "// vitória // parece que você se parecia / com ana cristina. // procuro fotos na internet: / (pra ver se tem os mesmos olhos, / o mesmo sorriso) / não encontro. // ana cristina só sorri de lado, / de frente é séria e tem cabelos curtos, / dos olhos não se sabe a cor. // hilda hilst encontro: / varandas e gatos, um riso de velha, / dedo em riste e cigarro na mão.// hilda, dizem, foi em seu tempo a mais bela, / mas ana cristina venceu mais essa: / atirou-se da janela / e nunca mais envelheceu. //"

quinta-feira, dezembro 28, 2006 8:17:00 PM  
Anonymous Anônimo argúi...

GG, eu gostei do poema. Mas acho que pode ficar melhor, não sei explicar, até porque vc está cada dia mais seguro de sua dicção; gostei da descrição do sorriso da Ana Cristina (embora eu tenha uma foto dela, dentro de um carro no qual ela ri de frente, rs, ela está com a camiseta que citei FRAGILLE, não dá pra ver, sei que é), da Hilda, alguma coisa escapou, talvez seja o dedo em riste (ok, há um eco aí com Hilst). Ah, esse parece parecia não é ruim? Abraços

sexta-feira, dezembro 29, 2006 11:28:00 AM  
Blogger Fábio Aristimunho argúi...

Gostei. Gostei. Põe na ordem direta o hilda hilst encontro que fica mais de acordo com o tom semi-confessional. O não encontro tá sobrando. O trocadilho vitória/venceu té meio perdido, eu não insistiria nele numa eventual revisão, se for o caso.
Abraço

sábado, dezembro 30, 2006 3:49:00 AM  
Blogger ana rüsche argúi...

que engraçado!

veja como o mundo gira nas mesmas engrenagens:

acabei de sair do blogue do Ronaldo (sopost.blogspot.com), ele tinha comentado que o poema que postei da Hilda "era bonito como o diabo".

comentei de volta que "A Hilda é bonita como el diablo, mas fazem questão de sempre mostrarem foto dela nas últimas. Afinal, beijar o Marlon Brando na época que ele era o Leonardo Di Caprio não é pra qq uma".

aí venho aqui e leio o teu poema.

é isso mesmo. assim que vc o reescrever, me avisa que já preparei uma postagem no peixe sobre o assunto.

besitos

sexta-feira, janeiro 05, 2007 11:47:00 AM  
Anonymous Anônimo argúi...

GG,
Eu gostei muito. Aliás, tenho gostado demais dos seus poemas.
Bjs
Paty

domingo, janeiro 07, 2007 6:27:00 AM  
Blogger Geraldo argúi...

Obrigado todos, vai ter revisão sim, e se se o cálculo não erra a Paty vai gostar menos que dessa, hahaha...vamos ver se posto mais ainda hoje, sinto uma impaciência com esse bolor que ficou das férias.

segunda-feira, janeiro 08, 2007 8:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home